Desperdício: Como Evitar

Galera, vamos falar de um assunto sério? Desperdício de comida!
Deem só uma olhada como esses números impressionam: por ano, o equivalente a 625 mil caminhões cheio de comidas completamente perfeitas para consumo vão para o lixo – SÓ NO BRASIL! São 41 mil toneladas de verduras, frutas e legumes desperdiçados todos os anos – o que seria o suficiente para acabar com a fome no país – e esse número só vem aumentado.
 

O fato é que alguns dos nossos hábitos do dia a dia podem ajudar a contribuir pra isso sem a gente nem perceber. E, por isso, venho chamar a atenção de todos vocês com algumas dicas super simples de incluir na nossa rotina, e que podem ajudar a combater esse desperdício desenfreado. Vamos conferir?

  • Sabe as listas que a gente as vezes faz, e as vezes não para fazer compras no mercado? A dica é fazer SEMPRE, sem exceção. Dar uma boa olhada na geladeira e nos armários para ver o que é realmente necessário repor e colocar isso num papel nos ajuda a não perder a cabeça na hora das compras e colocar na sacola apenas aquilo que realmente precisamos.
  • Outra dica importante pra hora das compras: que tal ir uma vez por semana no mercado ao invés de uma big compra por mês? Esse método também nos ajuda a controlar de maneira mais correta aquilo que precisamos no dia a dia.
  • Ficar de olho na validade dos alimentos é sempre indispensável – até porque, ingerir algo fora de seu prazo pode acabar nos fazendo mal. Porém, que tal dar preferência àqueles itens que estão próximos da validade e ingeri-los antes dos comprados recentemente? Isso vai impedir que as comidas vencidas acabem no lixo. Uma boa forma de lembrar dessa regrinha é sempre organizar os produtos pela data de validade: os mais próximos na frente, e os que vencem depois, atrás.
  • Aproveitar os alimentos até o final! Cascas, talos… toda e qualquer partezinha daquele alimento que você pensa em jogar fora pode ter outra função – é só procurar na internet por receita de como utilizá-los.
  • A fruta ou a verdura tá com um machucadinho? Nada de jogar fora: é só cortar essa parte e aproveitar o resto.
  • Se você fez uma comida pro dia e ela acabou sobrando, nem pense em colocar no lixo. Sabia que a vida útil das refeições pode ser estendida se elas forem congeladas? É só colocar no congelador e saborear de novo quando você quiser!
  • Sempre sobra comida quando você pede em algum restaurante? Que tal conferir se o local serve meia porção? Além de vir menos alimento, o precinho fica menor!
  • Se você tem algo em casa que acabou não gostando ou sabe que não vai ser utilizado, uma boa escolha é doar. É certo que alguma entidade aí da sua cidade vai aceitar de coração aberto a sua ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *