TPM: diferentes tipos e alimentos que podem ajudar

 

Meninas, vocês sabiam que existem diferentes tipos de TPM? São cinco tipos, que se diferenciam apenas por aqueles sintomas chatos – alguns que a gente já conhece de cor. Vale lembrar que é super normal as mulheres terem mais de um tipo de TPM, seja em ciclos diferentes ou de uma só vez.
 

TPM tipo A: provoca agressividade.

TPM tipo C: provoca compulsão por doces.

TPM tipo D: provoca o sentimento de tristeza.

TPM tipo E: provoca enjoo e cólica.

TPM tipo H: causa inchaço no corpo por conta da retenção de líquido.

 

Não é segredo que esses sintomas nos incomodam bastante, né? Eles são naturais e tendem a desaparecer, mas, vocês sabiam que existem alguns alimentos que a gente pode ingerir durante esse período para diminuir esses sintomas super chatos? Dá só uma olhada:
 

  • A soja é um dos alimentos mais indicados para a TPM. Isso porque ele é uma fonte de estrogênio natural, o que ajuda normalizar os níveis desse hormônio no nosso corpo, reduzindo os sintomas.
  • Alimentos como abacaxi, melão, couve, brócolis e couve-flor ajudam a combater o inchaço.
  • Cereais integrais, como o milho, aveia, trigo e arroz integral são carboidratos capazes de estabilizar a glicemia e eliminar a compulsão por doces. De quebra, ainda são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas B e E e sais mineiras.
  • Leguminosas como lentilhas, feijão, grão-de-bico e ervilha também ajudam a regular a glicemia – porém, são fontes de proteína, o que os torna ideais para estabilizar as variações de humor.
  • Hortaliças vermelhas, alaranjadas e amarelas como a cenoura, o pimentão, a batata doce e abóbora possuem alto teor de fibras – o que pode ajudar com as mudanças de humor e até diminuir as cólicas.
  • O chocolate amargo também é indicado para combater o enjoo e a cólica na TPM.

5 comentários em “TPM: diferentes tipos e alimentos que podem ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *