A Cultura do Dia das Crianças

Oi galera! Hoje, dia 12 de Outubro, a gente comemora aqui no Brasil o Dia das Crianças. Mas, vocês sabem como surgiu essa data e como e quando ela é comemorada em outros países do mundo? É isso que eu vou contar pra vocês hoje.

Em 1923, aconteceu no Rio de Janeiro o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o então deputado federal Galdino do Valle Filho – aproveitando a proximidade com a realização do evento – elaborou um projeto de lei com a proposta de uma data comemorativa, uma homenagem para as crianças. Foi no dia 5 de novembro de 1924 que a lei foi aprovada e o dia 12 de outubro foi oficialmente decretado o Dia das Crianças.
O curioso é que levou mais de 30 anos pra a data ser aceita e comemorada por todo o país! Foi em 1955, quando a indústria de brinquedos Estrela criou uma campanha de marketing promovendo a “Semana da Criança” em um período que coincidia com o dia 12 de Outubro. Com essa campanha, o dia ficou conhecido por todos e passou a fazer parte do calendário de datas comemorativas do Brasil.

No entanto, a história não é igual em todos os países. Vocês sabiam que a maioria deles comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro? Isso porque, em 1989, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou a data como o Dia Universal das Crianças, pois é nessa mesma data que é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças – que diz, principalmente, que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Além das diferentes escolhas de dia pra data, o que também varia é a forma de o dia ser comemorado. Aqui no Brasil, a gente sabe que é comum as crianças serem presenteadas nesse dia, e algumas escolas fazem atividades comemorativas em homenagem a elas.
Mas, olha só que legal: na Turquia, por exemplo, é comum as crianças se vestirem com trajes festivos e saírem às ruas para desfilar com as suas fantasias e dançarem ao som das músicas típicas do país. Na Colômbia, é comum as crianças usarem máscaras de palhaço – uma alusão à diversão – para comemorar o dia na escola. Na Noruega, o dia é comemorado em 17 de Maio, data que coincide com a comemoração do “Dia da Noruega” – por isso, acontecem desfiles pela rua em homenagem ao país e às crianças; é de costume que elas carreguem a bandeira do país nas mãos durante os desfiles.
 

Pra finalizar, eu gostaria de desejar a todos vocês um feliz e maravilhoso Dia das Crianças! Para todas as crianças e também pra aquela dentro de todos nós. E que Deus nos abençoe!
 

2 comentários em “A Cultura do Dia das Crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *