Feliz Páscoa!

Hoje é sexta-feira santa e isso significa que a páscoa já tá quase aí! E quem não ama esse feriado já que ele é recheado de uma das coisas mais gostosas do mundo: chocolate?
Mas, como a gente bem sabe, a páscoa na verdade é uma das festividades mais importantes para os cristãos, pois em sua data é comemorada a ressurreição de Cristo. O ovo de chocolate foi adotado como um símbolo, assim como a tradição de presentear amigos, família, e principalmente, as crianças, com essa delícia. Mas vocês sabem como isso surgiu?
Na antiguidade, os ovos simbolizavam o nascimento, a vida que retorna. Na Grã-Bretanha, as pessoas escreviam mensagens para seus amigos nos ovos, muitas vezes todo enfeitado. Na Armênia, eles eram dados juntos a retratos de Cristo e imagens religiosas. Mas, nessa época, os ovos não eram comestíveis ou de chocolate – eram apenas um símbolo mesmo. Foram os franceses que tiveram a ideia de unir o útil ao agradável. Os confeiteiros, no século XVIII, viram uma boa oportunidade de fazer os ovos com chocolate, substituindo os ovos naturais e tornando o simbolismo em algo mais atrativo para presentear os conhecidos.
A moda pegou e até hoje adotamos os deliciosos ovinhos de páscoa para comemora a data! Aqui no Brasil, a gente tem a tradição de se reunir com a família para comemorar a data em meio às refeições e a troca dos chocolates – no entanto, pelo mundo afora, vários modos super diferentes de festejar são seguidos. Olha só alguns dos mais interessantes!
 

No México, o ovo – chamado de Cascarones – também é utilizado como símbolo, mas por lá, a tradição é fazer guerras com ovos recheados com confetes, brinquedos ou doces. Assim, quando o ovo é quebrado em meio à disputa, as crianças podem pegar os prêmios. Por lá, acredita-se também, que levar um Cascarón na cabeça é sinal de boa sorte! A Bulgária tem um costume parecido – guerras de ovos também acontecem, mas, são ovos cozidos de pato ou galinha. Por lá, os adversários jogam o ovo no ar de maneira que eles se choquem, e o vencedor é o dono do ovo que continue com a casca intacta mesmo após o choque.
 

A Suécia tem uma das tradições mais diferentes: por lá, no dia 30 de Abril, é celebrado o Walpurgis, onde os suecos ascendem fogueiras para afastar o mal e as crianças se fantasiam e saem pelas ruas. E, como a páscoa é próxima à essa festividade, os pequenos pedem, para os vizinhos, vários docinhos e agradinhos. Bem semelhante ao Halloween, né?
Se aqui no Brasil o animalzinho símbolo da páscoa é o coelho, lá na Polônia eles adotaram o cordeiro! E o mais interessante é que a tradição é que a família faça uma escultura de um cordeiro de manteiga em casa, que mais tarde, será servido durante o almoço de páscoa. Diferente!

Olha só que legal essa tradição nos Estados Unidos: no feriado da páscoa, as crianças saem em uma caça de ovos pela Casa Branca, acompanhadas do presidente e da primeira-dama! O costume já sobrevive por mais de um século por lá e, além do chocolate, eles ganham ovos com o autógrafo do presidente para colecionar.
 

É isso galera! Gostaram das curiosidades?
Uma feliz páscoa pra vocês, recheada com muito chocolate e muita felicidade!

2 comentários em “Feliz Páscoa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *