Decor: Feng Shui e as Cores Pela Casa

Quem aí sabe o que é Feng Shui? Em tradução literal, o termo chinês significa “vento” e “água”. Em teoria, o Feng Shui é uma ciência chinesa, que perdura por longos anos e estuda os efeitos das energias dos ambientes sobre as pessoas, colocando-as em harmonia com o universo, e nos permitindo aproveitar, da melhor forma, das energias geradas por esse universo.

Combinando o Feng Shui com um assunto recorrente no blog – a decoração – hoje, vamos ver como podemos usar as cores ao nosso favor em diversos ambientes de nossa casa, seguindo o significado energético de cada um delas.
 

Amarelo
O amarelo remete-se ao ouro e, por isso, representa a riqueza. Além disso, também é relacionada à tolerância e à sabedoria. Acredita-se que o amarelo acelera as energias, sendo uma boa escolha para trazer alegria e vivacidade. A cor é indicada a ser usada em escritórios ou ambientes de estudo, especialmente por sua relação com a sabedoria.
 

Azul
Harmonia, tranquilidade e paz. Quando pensamos na cor azul, logo, pensamos também no mar – e suas profundezas simbolizam o poder da intuição e do inconsciente. O azul claro atrai a paz, enquanto o esverdeado é associado à positividade. A cor é indicada para salas, quartos, bibliotecas e espaços de meditação.
 

Verde
O verde simboliza as conquistas, a realização de sonhos, de projetos, as inspirações e o inicio de novas etapas. Ele renova as energias e marca o inicio de um novo ciclo – por isso, é ideal para, por exemplo, os quartos de crianças ou uma nova casa.
 

Roxo
O roxo é a mistura do vermelho e do azul e, por isso, representa o equilíbrio entre o amor e a sabedoria, a mente e o espirito. É, também, a cor da dignidade e respeito, possuindo uma conotação espiritual muito forte e representando a profundeza das meditações e o silêncio das preces.
 

Vermelho
Considerada uma cor forte, representa a paixão, o calor, a energia. Ele traz vitalidade, poder, força. O vermelho não é indicado para ser usado nos quartos, pois, por ser uma cor muito energética, pode trazer consigo insônia e irritabilidade. Além disso, é indicado utiiza-la em pequenos detalhes nos outros ambientes da casa.
 

Rosa
Amor, felicidade, romance. Sendo a mistura do vermelho com o branco, a cor representa a união da terra com o céu, do material com o espiritual. É indicada para os quartos de casal e para as entradas das casas.
 

Cinza
Sendo a junção do preto com o branco, cinza simboliza o equilíbrio e a solução de conflitos. Por isso, os ambientes comuns, como salas e cozinhas, são indicados para receber a cor.
 

Preto
A cor preta indica profundidade. Sabedoria, intelecto e forte conexão espiritual. Assim como o vermelho, é indicado que se use o preto e pequenos detalhes, já que acredita-se que seu uso em excesso pode deixar as pessoas mais sombrias e pessimistas. Uma boa ideia é combina-lo com o branco.
 

Branco
Branco simboliza a paz. A pureza, a espiritualidade e a limpeza. Indicado para cozinhas e banheiros, também é bom para ser aplicado em portas, janelas e molduras. No entando, acredita-se que os ambientes que possuem a cor em excesso, pode acabar acelerando a nossa energia vital (chamada de chi) e causar ansiedade.

Um comentário em “Decor: Feng Shui e as Cores Pela Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *