Manual: Comprinhas na China

Oi galera! Hoje vamos falar de um assunto que eu acredito que agrade muita gente: comprinhas!
Mas não é qualquer compra, não. Eu montei um guia pra vocês, recheado de dicas e até indicações de sites, de como fazer compras na china sem dor de cabeça! Bora conferir?
 

PONTOS POSITIVOS
O maior atrativo das lojas chinesas é o preço. A gente encontra peças muito mais acessíveis do que nas lojas brasileiras – a diferença é gritante! Além disso, as lojas têm uma variedade simplesmente gigante de produtos – você encontra tudo o que pode imaginar.
 

 

PONTOS NEGATIVOS
As compras na china têm, basicamente, apenas um ponto negativo: a demora de entrega! A maioria dos sites dão entre 30 e 90 dias para o seu produto chegar – ou seja, se você tem pressa em receber a compra em mãos, não é uma boa. Além disso, como a encomenda vem de fora, um dos riscos que você corre é que sua encomenda fique presa na alfândega e seja taxada – mas isso geralmente acontece em compras grandes, de um valor mais alto (mais de cinquenta reais). Por isso, uma boa dica é: se você for fazer uma compra grande, separar ela em mais de um pedido!
 

 

DICAS PARA UMA BOA COMPRA
Muita gente tem medo de comprar em sites chineses – o que é super normal. Por isso, fiquem ligados nessas dicas:

  • Ao fazer sua primeira compra, que tal pedir um único item de baixo valor só pra fazer um teste se vai ocorrer tudo bem? Assim, você se sentirá mais seguro pra fazer futuras compras maiores.
  • Ver as avaliações de outros compradores é sempre bom! Na maioria dos sites, os produtos têm um espaço para os comentários, onde os compradores dão o feedback sobre a compra e até enviam fotos reais dos produtos recebidos. Quanto mais comentários positivos, melhor!
  • Se o site tiver a opção de fazer o pagamento pelo Paypal, pode confiar! Essa é, atualmente, a forma mais segura de fazer pagamentos online, e o Paypal permite que você recupere o seu dinheiro caso não fique satisfeito com a compra.
  • Pesquise bastante! Os preços variam muito de uma loja pra outra, então, sempre compare antes de fechar seu pedido. Além disso, alguns dos sites ainda oferecem frete grátis – vale a pena ficar de olho!
  • Se você estiver comprando roupas, lembre que a forma dos produtos chineses é bem pequena, então é uma boa pedir sempre um ou dois números maior. Outra dica é conferir a tabela de medidas disponibilizada nos produtos e encontrar o que ficará melhor em você.
  • Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o vendedor! Esses sites sempre tem um espaço para mandar um comentário ou formulário para a loja.
  • Após fazer o pedido, fique de olho no site para ver se o vendedor disponibilizou um código de rastreio. Assim, você pode acompanhar a sua compra e comunicar a loja se achar que tem algo de estranho acontecendo.

 

SITES
 

AliExpress
O AliExpress é, hoje em dia, o maior e mais conhecido site de compras chinês. Isso porque a variedade de produtos nele é infinita – você encontra, literalmente, de tudo por lá! – e o preço muito bom. Aliás, olha só que curioso: a última pesquisa feita pelo IBGE apontou que esse é o site que mais vende no Brasil, mais até do que os próprios sites nacionais! É importante lembrar que o Ali é como se fosse um Mercado Livre/Enjoei/OLX chinês, já a loja conta com vários vendedores diferentes anunciando os seus produtos. Por isso, a sua missão nesse site é encontrar vendedores confiáveis – eles sempre são avaliados pelos compradores no site e possuem, nas suas respectivas páginas, uma nota média referente à satisfação dos clientes, assim como comentários sobre cada uma das vendas.
 

MiniInTheBox
O MiniInTheBox é outro site gigante e super conhecido. Ele é mais voltado para tecnologia e o forte dele são as capinhas de celular! A variedade é imensa e você encontra cases lindas com preços por volta de R$10!
 

LightInTheBox
Como dá pra perceber pelo nome, ele é do mesmo grupo do Mini, mas aqui o forte são as roupas! Lá, você encontra vestidos de festa e até de noiva com uma ótima qualidade e preço lá em baixo.
 

DealExtreme
Esse é conhecido por ter sido o primeiro site chinês a começar a importar para o Brasil, e por isso, é um dos mais confiáveis. O forte dele também é tecnologia!
 

Romwe
Sabe aquela peça de roupa ou acessório que a gente sempre vê nos pinterest ou instagrans afora? Nesse site você encontra todos eles! Cheio de roupas “da moda” e, é claro, tudo super baratinho!

2 comentários em “Manual: Comprinhas na China

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *